BIOGRAFIA DE

TARGINO GONDIM

Candidato a deputado federal pelo partido verde, o cantor e compositor Targino Gondim, bem antes do convite para assumir uma candidatura a deputado federal, já manifestava suas ideias e convicções nas estradas e caminhos por onde andava, defendendo temas importantes em suas composições, ou de parceiros, onde permeia temas como a natureza, os biomas, a fauna, a flora, os sertanejos, os vaqueiros, os agricultores e o nordeste como um todo.

targino-perfil

Targino Gondim é sanfoneiro, cantor, compositor, curador e um dos criadores do Festival Internacional da Sanfona. Com 23 anos de carreira, acumula prêmios que incluem o da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música) e o Grammy Latino, dentre outros.

Tudo começou em Juazeiro-Ba, onde ainda menino, inspirado no maior ícone da sanfona, Luiz Gonzaga, deu os primeiros acordes no instrumento, tocando “A Vida do Viajante”, “Numa Sala de Rebôco” e “Eu Só Quero Um Xodó”, do Mestre Dominguinhos, com quem dividiu palco em várias ocasiões.

O primeiro de muitos sucessos autorais foi “Pra se Aninhar”, culminando com “Esperando na Janela”, em parceria com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon, que ganhou a interpretação de muitos artistas, incluindo Gilberto Gil e abriu portas para que a música do sertão do São Francisco fosse conhecida no mundo inteiro.

Daí para o cinema foi um pulo e o representante do forró autentico nordestino ganhou a tela dos cinemas no longa “Eu, Tu, Eles”. Em Portugal, em novembro de 2007, gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido para toda Europa.

Em 2016, Targino recebeu uma carta do Vaticano, em nome do papa Francisco, elogiando pelo CD “Canções Divinas”, que traz clássicos ligados à fé católica rearranjadas para ritmos nordestinos.

Seu envolvimento com causas sociais importantes, ao longa da carreira, demonstra a sua preocupação com as minorias e os menos favorecidos, levando-o a colocar seu nome e seu sucesso a favor de movimentos como o MORHAN, Forró do Beco e Forró do Abrigo, manifestações que apoiam causas de combate a Hanseníase, o Câncer e de apoio aos idosos, dentre outros.